quarta-feira, 4 de maio de 2011

POLÊMICA NO AR - LETRAS COM ERROS TEOLÓGICOS?

“O meu povo perece por falta de conhecimento...”                                    Oséias 4:6

E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:


Domingo passado estivemos reunidos para abordar alguns detalhes que acho pertinentes a nosso serviço na casa do Senhor : Louvor e Adoração, nosso assunto em pauta foi a canção interpretada por Aline Barros em seu novo CD intitulado "Extraordinário Amor de Deus" a canção em polêmica abordada foi "Ressucita-me" do compositor Anderson Freire, que em sua letra trazia a seguinte declaração:
-- Remove a minha pedra, Me  chama pelo nome..., 

As opiniões foram apresentadas referente a esta frase, que em um sentido de entendimento é dito pela pessoa que Deus deveria remover a pedra, visto que este texto  da ressurreição de Lázaro sempre tem entendimento que o homem que deve remover a pedra e não Deus, em outra opinião que a pessoa que afirma a frase em questão seria Lázaro que não tinha condições de remover a pedra e pede ao Senhor que providencie alguém para tirá-la, por último seria que a justiça poética permite esta afirmação.

Se é antiteológica não vou afirmar, isso cabe a você participante do Blog, dê sua opinião:
.   Há algo de Errado nesta canção?
.   Ela deveria não ser cantada?
.   Isto é uma consa insignificante que não muda o sentido?
.   E outras canções que possuem erros? você conhece alguma?
 .   O que gera estas polêmicas ? falta de conhecimento? pré-disponibilidade do inimigo?
 




Deixando Claro que  Reconhecemos a unção e o valor da cantora Aline Barros e do Compositor Anderson  Freire e que o assunto abordado nada tem a ver com a contuta ilibada dos tais que são servos de Deus

Se conhecer canções que  possuem  erros poste aqui para que possamos discutir neste blog
sua participação é de suma importância!

  • Deus os Abençoe!


    Dc. Alexandre Passos
    Diretor da ELRAV
    Diretor de Música da IERAV - Sede















9 comentários:

  1. Está claro que esta música não tem erros! Se formos analisar a música por uma frase a interpretação sairá errada!
    Analisando a música, está claro que se trata de alguém, e não Lázaro, que se encontra com algo morto em sua vida, como Lázaro se encontrava. Ocorre uma analogia entre o estado de Lázaro e a situação de outra pessoa, que clama a Deus para que a ressucite! Para isso, a pessoa pede para que Deus remova a pedra sobre seus sonhos. Não é Lázaro que pede isso, de acordo com a música. Analisemos o refrão:

    "Remove a minha pedra,
    me chama pelo nome,
    muda minha história, ressucita os meus sonhos,
    transforma minha vida,
    me faz um milagre..."

    Está claro que não se trata de Lázaro! Lázaro não pede a Deus para ressucitar seus sonhos. Na verdade, ele estava morto e não tinha condições de fazer nada, muito menos retirar sua pedra.
    O que ocorre é que nós colocamos algo de nossas vida que se encontra enterrado, morto, nas mãos de Deus. E como não temos forças, suplicamos a Ele ajuda, como retirar a pedra!
    Nós podemos pedir ajuda a Deus porque Ele nos afirma isso. Porque não pedir a Ele para remover pedras de partes da nossa vida que estão paradas? É claro que nós temos que agir de forma a nós mesmos retirarmos, porém podemos e devemos pedir ajuda a Deus. E lembrando: Isso é uma analogia a história de Lázaro. A música menciona a situação de Lázaro, porém logo depois ela muda o assunto, usando agora somente analogias.

    "...Lázaro ouviu a Sua voz,
    quando aquela pedra removeu,
    depois de quatro dias ele reviveu,
    Mestre não há outro que possa fazer, aquilo que só o Teu nome tem todo poder,
    eu preciso tanto de um milagre..."

    Quem precisa de um milagre pode sim pedir a Deus para remover a pedra do caminho! Ele é poderoso para fazer o milagre!

    ResponderExcluir
  2. Depende da pedra...a pedra do túmulo de Lázaro era possível aos homens removerem...mas a pedra do túmulo de Jesus era impossível aos homens removerem... Havia uma escolta da guarda romana...Há pedras que podemos e devemos tirar, mas há outras que só Deus pode remover....

    ResponderExcluir
  3. O AUTOR DE HEBREUS NOS ESCREVEU NO CAP 9 VERS. 27: E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.

    LEVANDO-SE EM CONTA QUE UM MORTO NÃO CLAMA, NEM POR RESSURREIÇÃO NEM POR TER A PEDRA REMOVIDA, FICA CLARO QUE HOUVE ERRO TEOLÓGICO SIM.

    SE LEVARMOS EM CONTA QUE NO ATO DO BATISMO SEPULTAMOS O VELHO HOMEM E VIVEMOS AGORA A VIDA DE CRISTO, PODE HAVER MARGEM PARA QUE ESTE SEJA UM CLAMOR DO VELHO HOMEM QUERENDO RESSURGIR.

    A LICENÇA POÉTICO PODE EXISTIR NA ESCRITA. EX: SUBSTITUIR "ESTÁ" POR "TÁ". OU EMBARALHAR AS PALAVRAS COMO NO INICIO DO HINO NACIONAL: "OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS" QUANDO SERIA "AS MARGENS PLACIDAS DO IPIRANGA OUVIRAM"

    MAS DAI, ACEITARMOS ERROS TEOLÓGICOS COMO LICENÇA POÉTICA NÃO DÁ.

    PODEMOS ATÉ ENTENDER A HUMANIDADE, CREIO QUE DEUS TAMBÉM ENTENDE. EX:
    "Senhor, onde estão as tuas antigas benignidades que juraste a Davi pela tua verdade? Salmos 89:49".
    OBSERVEM QUE O SALMISTA QUESTIONA A DEUS PELA SUPOSTA AUSÊNCIA DE BENIGNIDADE DE DEUS. COISA DE ANSIOSO.
    VOCES SE LEMBRAM DA MÚSICA "SENHOR TE QUERO"? (ALIAS, MÚSICA QUE GOSTO MUITO)- IMAGINE SE DEUS NÃO ENTENDESSE NOSSA HUMANIDADE QUANDO CANTAMOS ESTA MÚSICA DIZENDO QUE QUEREMOS VER A FACE DELE. DEUS DISSE A MOISÉS QUE HOMEM NENHUM PODERIA VER A SUA FACE PQ SE ISTO ACONTECER ESTE HOMEM MORRERIA(EXODO 33:20).

    PORTANTO AMIGOS COMPOSITORES, CANTORES, POETAS, MINISTROS DE LOUVOR AQUELES QUE LIDAM COM MÚSICA
    SACRA. TENHAMOS O CUIDADO DE CONFRONTAR NOSSAS OBRAS COM A PALAVRA DE DEUS. O QUE A BIBLIA DIZ E O QUE EU DIGO NA MINHA OBRA. SE ESTIVER DE ACORDO, OK, LEVAREI ADIANTE. CASO CONTRARIO, FICO COM A BIBLIA E CONSERTO MINHA OBRA.

    DEUS ABENÇOE A TODOS

    ANDRÉ MACIEL

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,

    Nos tempos de hoje, o que mais se vê são letras "nada a ver" ou letras que dizem as mesmas coisas sempre. Essa aqui, antes de ser ou não ser teológica, é mera repetição de montes de outras. O verso postado no texto diz:

    "Remove a minha pedra,
    me chama pelo nome,
    muda minha história, ressucita os meus sonhos,
    transforma minha vida,
    me faz um milagre..."

    Qual a diferença de mensagem para essa:

    "Entra na minha casa, entra na minha vida
    Mexe com minha estrutura, sara todas as feridas...
    ...faz um milagre em mim"

    Tem diferença? É uma adaptação apenas! Pior é que nessa do Regis Danese, o cara que pede que Deus entre, mude a vida (e se pede isso é porque não tem), e logo abaixo diz que "o Senhor é o seu bem maior" (ter um bem é possuir algo...mas como tem se está pedindo pra entrar na vida??)...

    CARAMBA!! Eu digo pra quem lê e opina aqui no blog, e falo como quem viveu tempos de música cristã de conteúdo mais profundo, que hoje se compõe pra fazer grana!!! Todo mundo quer um "lugarzinho ao sol/luzes/refletores", mesmo que seja na frente de igreja. Como o povão adora ouvir uma letra do tipo "me quebra, me molda, me arrebenta, me transforma, faz de novo, faz milagre, traz benção, me limpa, me purifica..." e por aí vai, os "compositores" gospel fazem o que o povo quer...e se o povo quer, eles vendem! É como a síndrome eclesiástica de fazer o CD do grupo de louvor local e, quem sabe, ter um novo "pop star" evangélico como membro. Isso me ENOJA!!
    Outro ponto: Veja o tipo de pedido que rola nessa música em questão: "ressuscita os meus sonhos". "Sonho" virou PALAVRA DA MODA gospel. "Deus tem sonhos pra vc", "eu quero o sonho de Deus", e por aí vai. Esse autor pede que Deus traga de volta os sonhos que ele tinha!!! Que sonhos eram esses? Será que sonhamos com o melhor? O melhor só Deus sabe!! Virou pesadelo essa febre!

    Enfim, desabafos à parte, o fato é que isso não vai mudar. Não há interesse por aí que mude. Virou comércio, virou oportunidade de aparecer, sentir-se com poder (humano...não divino). Pessoalmente não ouço e muito menos pago.

    Deus nos abençoe e nos guarde!

    ResponderExcluir
  5. Queridos gostaria de enfatizar que a música do cantor e compositor Regis Danese “Faz um milagre em mim” é uma composição com finalidade evangelística mostrando nitidamente o momento da conversão de uma pessoa.

    Quando ele diz: “entra na minha casa, entra na minha vida” eu creio que é justamente o momento em que essa pessoa está aceitando a Jesus como seu Salvador.
    Logo em seguida essa nova vida que AGORA SIM está em Cristo pede para que o nosso Pai Celestial mexa com suas estruturas e sare todas as suas feridas, ensinando-o a ter santidade. POR QUE AGORA SIM JESUS é o seu bem maior.

    Não podemos simplesmente pegar a frase de uma música e tirarmos conclusões precipitadas.
    Se formos analisar o cantor Regis Danese é recém convertido, para quem já ouviu seu testemunho e suas outras canções, logo percebe que ele deseja falar dessa mudança, desse encontro com Deus.

    Para finalizar e concluir meu ponto de vista quero lembrar que no início da música é contada a história de Zaqueu, o texto bíblico conta a conversão de um homem que precisava de uma transformação e fez de tudo para vê Jesus.

    Quando Zaqueu disse a Jesus (que já estava em sua casa) que daria aos pobres metade de tudo o que tinha e que restituiria aquele que tivesse defraudado, emtão Jesus disse “ Hoje veio salvação a esta casa” Lucas 19:9

    Retorno a dizer que essa música é evangelística, pois seria incoerente para um cristão pedir para Jesus entrar em sua vida, visto que Ele já está em nós. Mas para um pecador arrependido essa é uma oração sincera e de um coração quebrando.

    É como Jesus disse “ Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” Marcos 2: 17


    Raquel Lopes,

    ResponderExcluir
  6. IRMÃOS, O ERRO PRINCIPAL NÃO ESTÁ NA LICENÇA POÉTICA. SALMOS 115, CITA: "OS MORTOS NÃO LOUVAM AO SENHOR, NEM OS QUE DESCEM A REGIÃO DO SILÊNCIO". ALÉM DO MAIS, DEIXEMOS BEM CLARO QUE A AÇÃO NÃO FOI DE LÁZARO E SIM DE SUAS IRMÃS MARTA E MARIA. AO ESTABELECER UMA CONEXÃO COM O TEXTO DE LÁZARO, O AUTOR IGNORA O FATO BÍBLICO E PASSA PAR O LADO COMERCIAL.
    IMAGINE SE O CANTOR DIZ "FAÇA A TUA VONTADE" AO INVÉS DE IMPOR A DEUS RESSUSCITA-ME?
    QUEREMOS AS BÊNÇÃOS DE DEUS, MAS NÃO QUEREMOS O DEUS DAS BÊNÇÃOS.
    O DIABO ERA MINISTRO DE LOUVOR DOS CÉUS, ELE SABE QUE PARA FREAR UM MINISTÉRIO DE LOUVOR, BASTA MEXER COM O EGO OU ORGULHO. POR ISSO, ELE USA ERROS DE INTERPRETAÇÃO NOSSA PARA MEXER NO NOSSO EGO. PORQUE SE NÃO CANTARMOS MÚSICAS QUE ESTÃO NA BOCA DO POVO, A IGREJA ESVAZIA!

    PRECISAMOS DE UMA REFORMA EM NOSSOS REPERTÓRIOS MUSICAIS. SOLA ESCRIPTURA!

    ResponderExcluir
  7. Querida irma que comenta a musica "faz um milagre em mim" zaqueu nao queria chamar atencao de Cristo,pois ele subiu para ver quem era Cristo....... e nessa musica e posto Cristo como se estive necessitando de zaqueu.....

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei como ainda existem pessoas que se dizem cristãs procurando pelo em ovos, pelo amor de Deus vão mostrar para o mundo que Jesus salva ,cura,liberta, e leva o homem para o céu ......credo...

    ResponderExcluir